terça-feira, 26 de março de 2013

Papo de Homem


Não adianta falar de assuntos retro ou vintage sem parar para pensar que o tempo passa! Já estamos em 2013 e muitas pessoas insistem em dizer que "coisa do passado" só existe de 1960 para trás. Eu, como homem, não concordo com esse ponto de vista.

Passei minha infância fazendo coisas de menino; Coisas que, hoje em dia, não vemos mais. Eu andei de bicicleta... Aliás, bicicleta já foi meu principal meio de transporte durante um bom tempo! Joguei bola de gude, soltei pipa (ou papagaio), construí carrinhos de rolemã e, já na era dos computadores, joguei muitos jogos interessantes. E é disso que eu quero falar hoje.

Em 1989 eu tinha apenas 4 anos, mas, eu não só vi meu irmão mais velho jogando como, depois de um tempo, também joguei o clássico dos clássicos dos jogos de carro: Street Rod.





O jogo foi lançado em 1989 e era ambientado em 1963. O objetivo era comprar seu primeiro carro, com opções variando entre o Chevrolet Master Deluxe de 1938 até o Corvette 1963, e equipá-lo para tirar rachas e se tornar o rei das ruas, aqui chamado de "the King". O mais bacana era abrir o capô para trocar carburador, transmissão; Remover os para-choques para o carro ficar mais leve, cortar o teto para ter menos resistência do vento, ir ao posto para abastecer, escolhendo entre gasolina comum ou aditivada, e poder colocar a mangueira na cara do frentista dorminhoco, ficar parado no drive-in esperando desafiantes, apostar o próprio carro em uma corrida - pink slips - com o risco de dar de cara com a tela de Game Over caso você não tivesse grana pra comprar outro carro... Enfim, este jogo de humildes 16 cores - que eu considero extremamente retro para os dias de hoje - fez parte da minha infância e eu não poderia deixar de compartilhar essa emoção com vocês.

Para quem não está afim de instalar o DosBox (emulador de DOS) e experimentar jogos antigos, eu encontrei uma solução! Estes dias tive meu primeiro contato com um jogo de XBOX 360 chamado L.A Noire. Conhecem? O jogo foi produzido pela Rockstar, a mesma empresa que criou o famoso GTA e o aclamado Midnight Club!





O ambiente do jogo é totalmente 3D e aberto, como em GTA, mas, dessa vez você estará na pele de um policial, e não de um ladrão. O ano é 1947 e você precisa investigar diversos casos para crescer na sua carreira policial; Um dos diferenciais mais legais, obviamente, são os carros, que você pode "roubar" - ou pegar emprestado -, porém, sem violência: O protagonista mostra seu distintivo e diz "I need your car, sir!". As pessoas andam pelas ruas com seus vestidos de bolinha, ternos e chapéus e nos outdoors você verá campanhas políticas da época e produtos que, de fato, estavam em evidência em 1947.

Durante os casos você deve entrevistar pessoas e, ao ouvir o que elas têm a dizer, deverá informar o que você acha: Esta pessoa está falando a verdade, mentindo ou você ficou na dúvida? Além disso, em alguns casos, será necessário trocar tiros com a bandidagem usando pistolas e metralhadoras cheias de estilo! Prepare-se para entrar nos bastidores do crime em Hollywood!

Este recurso de dizer ao jogo a sua opinião sobre o que um personagem está dizendo me fez lembrar dos velhos clássicos do "Adventure - Point and Click". Eram jogos em que você tinha que interagir com o ambiente e com os personagens, utilizando os itens certos nos lugares certos e fazendo perguntas coerentes para os personagens que encontrava. Para não esticar muito, vou postar alguns exemplos muito clássicos de jogos adventure e deixar vocês se deliciarem:


Maniac Mansion - 1987 - LucasFilm
Escape da mansão de um cientista louco!


Day of the Tentacle - 1993 - LucasArts
Inexplicável! Só jogando


Secret of Monkey Island - 1990 - LucasFilm
Ajude Guybrush Threepwood a se tornar um pirata


Kyrandia - 1992 - Weswood Studios
Aventuras mágicas em uma ilha cheia de mistério e fantasia


Phantasmagoria - 1995 - Sierra
Terror puro! Feito com filmagens e atores reais!


Bom pessoal... Acho que, pra começar aqui no blog, eu já falei até demais! Espero que vocês gostem da minha primeira participação. Toda terça-feira estarei aqui falando sobre assuntos vintage e retro do mundo masculino! Quem disse que a "macharada" não pode fazer parte deste universo?

Abraços!

2 comentários:

  1. Muitos desses "abandonwares" ainda residem no meu HD! Principalmente o Phantasmagoria e o SR!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa eles também reinam Jeffinho, principalmente o SR!
    Estamos doidos para instalar o L.A Noire no PC, quando isso acontecer será "Adeus vida social" rsrs. Obrigada pela participação no blog ^^.Beijos

    ResponderExcluir