sexta-feira, 22 de março de 2013

Volkswagen Fusca

Hi girls and guys!


Tenho sido questionada por meus leitores masculinos sobre as postagens unicamente femininas feitas no blog rsrs, portanto, hoje atendendo a pedidos irei fazer uma postagem "for men" (não exclusivamente pois existem muitas mocinhas que adoram carros).Será uma breve retrospectiva do tão amado "Fuscão" até os dias atuais.

Escolhi o tema 
Volkswagem Fusca pois tenho amigos apaixonados por este modelo e também por ter sido o primeiro carro desenvolvido pela Volkswagem, em 1935 na Alemanha! Vou contar um pouco mais para vocês.

Desde sua criação em 1935 pelas mãos de Ferdinand Porsche, o Fusca (ou Beetle, como é conhecido no exterior) passou por várias modificações até chegar no que é atualmente. Considerado um carro popular, atraiu olhares de diversos trabalhadores. No valor de 990 marcos, equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de 6 volts, câmbio seco de quatro marchas, sistema de freios a tambor, caixa de direção tipo "rosca sem fim", evoluções estéticas como quebra vento, abertura lateral de portas (no início as portas abriam do lado oposto), saída única de escapamento, estribo, entre outras, chamou a atenção do governo e do então "presidente" da época: Hitler. Ele exigiu que a VW preparasse o carro com ainda mais eficiência para continuar servindo aos trabalhadores. A tradução literal de Volkswagen é "carro do povo".

O primogênito


Em 1938, em Hanover, iniciou-se uma construção em série do modelo que mais se assemelha ao Fusca de hoje, equipado com duas pequenas janelas traseiras.



Em 1939, com o ínicio da Segunda Guerra Mundial o Fusca e outros carros que foram derivados dele (Jipe e um Anfíbio), acabaram se tornando veículos militares. Ao término da guerra, a fábrica de Hanover havia sido destruída. Após este acontecimento a fabricação do modelo ficou parada, até que um major inglês, Ivan Hirst, decidiu adotar o carrão e voltar a fabricá-lo .Um ano depois ja existiam mais de 10 mil carros circulando.

Em 1948 já estavam sendo exportados alguns Fuscas para outros países e o modelo ja ganhava mercado nos EUA.

Em 1959 o Fusca começou a ser fabricado no Brasil, daí novas mudanças foram surgindo: O câmbio que antes era "seco" agora possuia 4 marchas sincronizadas (o mesmo utilizado atualmente); ganha um motor de 1.300 CC, os aros das rodas receberam furos para aumentar aventilação dos freios, um novo sistema elétrico de 12 volts e lubrificação da caixa de direção por graxa.


Em 1970 o Fusca passou por mais uma grande modificação. Surgiu a versão 1.500 CC e recebeu uma barra compensatória no eixo traseiro para oferecer maior estabilidade. O capô ganhou maiores aberturas para melhor ventilação, novas lanternas, cintos de segurança e como opcional também havia o freio a disco!


Em 1979, já com a versão 1.600 CC, a mais desejada, o Fusca ganhou novas lanternas, que pelo seu tamanho ficaram conhecidas como "Fusca Fafá".



Em 1984 a versão do Fusca 1.300 CC desapareceu completamente, dando espaço somente para 1.600 CC, com novos cilindros, pistões, cabeçotes e câmaras de combustão .

Em 1986 acaba-se a produção do Fusca (por sorte, temporariamente)!

Em 1993 o Fusca volta à ativa sem grandes mudanças. Ganhou pára-choques na cor do veículo, canalizador com uma única saída de escape no pára-lamas esquerdo, novos estofamentos, volante novo e muitos outros detalhes de acabamento, inclusive detalhes opcionais. Foram fabricados mais de 40 mil veículos.


Para comemoração da sua última série de fabricação, foram feitos os últimos 1.500 Fuscas, carinhosamente construídos na versão conhecida como "FUSCA SÉRIE OURO", onde os últimos 1.500 proprietários de fuscas "novos" tiveram seus nomes guardados em um Livro de ouro da VW.


Em 1998 o Fusca volta ao mercado, conhecido agora como "New Beetle", e estéticamente diferente dos Fuscas do passado. Com banco de couro, direção hidráulica, motor 2.000 CC, 5 Marchas , opções de câmbio automático ou manual, ar-condicionado, air-bags e reforços estruturais que absorvem e distribuem a energia de um impacto em caso de acidentes, o Beetle deixou de ser um carro popular.


Este ano, em 2013, a Volkswagen lançou um novo modelo do "Beetle", e eles decidiram chamar o carro de "Fusca" - somente no Brasil. Os amantes do modelo clássico não gostaram muito da idéia.


E assim, temos um exemplo de um projeto que alcançou sucesso e resistiu por várias décadas apesar, das modificações, e por trás dele um gênio imortal: Ferdinad Porsche.

E então, gostaram?
Tem alguma sugestão? Enviem para nós ;)
Kisses ^^*


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