quinta-feira, 23 de maio de 2013

Maquiagem Retro

A Maquiagem nos Anos 30


Ao falarmos de maquiagem retro, mais que rapidamente em nossas mentes aparece a imagem de uma mulher com delineador de gatinho, pele perfeita, sem nenhuma manchinha, batom vermelho, lábios, sobrancelhas hiper desenhados e sombras em cores neutras ou puxadas para o marrom. Apesar de ser o mais comum e um dos mais lindos estilos de maquiagem retro, este não é o único.

Por volta dos anos 30 usava-se o famoso pó de arroz em tons rosa marfim, azul marfim e laranja, mas o preferido de todas era o rosa marfim, pois deixava a pelo com um aspecto mais natural possível. Os rouges surgiram em tons de framboesa, amarelo, vermelho ou roxo.

Nesta época era bastante comum que as mulheres cobrissem suas sobrancelhas com cola e tingissem a área com pigmentos na cor da pele, assim criava-se o aspecto de estar sem os pelinhos. Pegava-se então um lápis e criava-se o traço mais fino e preciso possível, desenhando a sobrancelha da forma que ela desejasse. 

Além da alternativa de colar a sobrancelha (convenhamos, deveria ser bastante incômodo), também havia a alternativa de raspar totalmente os pêlos e desenhar uma nova sobrancelha em seu lugar.

Para sombras, as mulheres preferiam os tons de azul, verde, violeta, marrom, cinza e roxo, nesta época o esfumado já era peça chave para dar um ar misterioso ao olhar. Para realçar as pálpebras e dar brilho e glamour aos olhos, as belas passavam um pouco de vaselina na pálpebra móvel e na linha do côncavo. Não podemos nos esquecer do rímel, que era usado em grande quantidade para realçar ainda mais o olhar.

Para a boca, as mulheres procuravam batons em tons de rosa, framboesa, vermelho e laranja. O delinear dos lábios dava o efeito de serem bem mais carnudos, porém os contornos labiais ultrapassavam a linha labial original, ou seja, os lábios aparentavam ser bem maiores e mais arredondados do que realmente eram e ficavam com formato de botão de rosa ("rosebud") ou biquinho de pássaro.

 Marlene Dietrich


 Jean Harlow


Greta Garbo



Foi nesta época que surgiram as famosas unhas-meia-lua, tão famosas e popularizadas atualmente pela Diva Dita Von Teese. Também era usada a técnica de pintar somente o centro das unhas, deixando as pontas e a meia lua sem esmalte.



É incrível que mesmo com tantas variações de make up retro todas elas sejam tão perfeitas e bem elaboradas. Eu adoro!

Espero que tenham gostado.

Kisses ^^*

Um comentário:

  1. Que legal saber de tudo isso! Ju me encantei com as unhas, adorei o estilo de esmaltar. Eu tambem adoro retro, é lindo demais


    Obrigada pelo comentario no meu blog

    beijoss

    ResponderExcluir