terça-feira, 16 de abril de 2013

Papo de Homem #4

Olá pessoal!

O assunto de hoje, mais uma vez, não se aplica só a homens, mas, minha opinião sobre o tópico é que ele atrai mais olhares masculinos do que femininos. Talvez eu esteja sendo um pouco machista... Se for este o caso, as mulheres que me perdoem.

Eu já tinha adiantado na última edição do Papo de Homem, quem perdeu é só clicar aqui e se divertir, que estava com vontade de falar sobre um movimento não muito conhecido chamado SteamPunk, que tem tudo haver com retro, assim como está diretamente ligado com futurismo. E esta é a sacada mais legal deste movimento.

Do que se trata?

Steampunk é, além de um movimento muito bacana, um subgênero nascido da ficção científica que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Existe material "quase SteamPunk" datado de antes dessa época, principalmente livros, mas, foi só por volta da década de 80 que o termo ganhou força e se tornou popular.

As obras SteamPunk são ambientadas no passado ou em universos semelhantes ao nosso nos quais o presente é igual ao nosso passado, como acontece em muitos jogos do gênero. A tecnologia destes ambientes é semelhante à atual, mas, adaptada para a época em questão; É como se os super computadores de hoje já existissem em 1930, mas, com os recursos daquela época como madeira, metais pesados e grandes motores movidos a vapor.


Computador pessoal SteamPunk

O gênero pode ser facilmente explicado quando analisamos o tipo de literatura dos quais ele se originou. Tudo é baseado nos universos da ficção científica consagrados por grandes autores, como Julio Verne. Basicamente, os "idealizadores" do SteamPunk mostraram uma realidade alternativa na qual a simples e básica mecânica a vapor teria evoluído a níveis inatingíveis para sua época, diria até impossíveis (ou, pelo menos, improváveis)!

São estórias recheadas de automóveis, aviões, computadores e até submarinos feitos de madeira e metal, capazes de fazer coisas incríveis com seus motores movidos a vapor. Até mesmo o Dr. Brown (De Volta para o Futuro) teve que ceder ao movimento quando, perdido em um passado remoto, muniu-se das tecnologias mais primitivas para reconstruir sua máquina do tempo utilizando uma locomotiva! E o resultado foi totalmente SteamPunk.


A locomotiva de Dr. Brown (De Volta para o Futuro 3)

Das grandes obras que foram inspiradas no movimento (steam significa "vapor", em inglês), podemos citar vários universos de RPG (Role Playing Game), a série O Mundo Perdido, James West e muitos outros. No mundo dos animes não podemos deixar de falar de Steamboy e, claro, Full Metal Alchemist. Já no cinema tivemos grandes clássicos como o inesquecível Liga Extraordinária e Van Helsing, com suas armas pra lá de futuristas para sua época.

Agora me digam: Em matéria de literatura e ficção científica, existe algo mais retro/vintage do que SteamPunk? Se vocês não conheciam o movimento, agora já podem dizer que deram seus primeiros passos. Para quem quiser saber mais sobre o assunto, existe um portal brasileiro que só fala sobre isso. É só acessar: www.steampunk.com.br.

Agora vejam alguns visuais SteamPunk que, para mim, são uma das partes mais legais! As combinações futuristas e, ao mesmo tempo, ultrapassadas, ficam sempre cheias de estilo! Confira:




 




Espero que tenham gostado do tópico de hoje! Eu sei que, para os entendidos do assunto, eu deixei de falar de muita coisa relacionada a este universo, mas, além de eu não gostar de fazer postagens longas, prefiro deixar todo mundo curioso para procurar um pouco mais sobre SteamPunk!

-- OFF TOPIC --

Lembram do desenho Corrida Maluca? Sim! Este mesmo que você está pensando, com a Penélope Charmosa em seu carro cor de rosa e o malvado Dick Vigarista com seu cachorro Muttley... Era um desenho muito legal que, falando nisso, tinha muito de SteamPunk se você parar para pensar! Uma famosa marca de automóveis lançou um vídeo que praticamente transformou o desenho em um filme - bem curto, mas, o resultado ficou muito bom! A opção de incorporar o vídeo não estava disponível quando eu finalizei o Papo de Homem de hoje, assim sendo, postarei somente o link. Vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=zAsyF4J_klk

Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário