quarta-feira, 31 de julho de 2013

A Diva da Vez...

Lady Day


Hi girls and guys!

Meu dia começou ao som de um bom Jazz cantado impecávelmente por Billie Holiday, mais conhecida como Lady Day. Inspirada por sua voz marcante e sedutora, decidi retomar as postagens de nossas amadas Divas fazendo uma homenagem a esta incrível cantora. 

A infância e parte da vida de Billie Holiday foi tão triste quanto suas canções. 

Nascia no dia 07 de Abril de 1915 na Filadélfia, a pequena Eleanora Fagan Gough. Filha de pais adolescentes, foi abandonada por seu pai, Clarence Holiday quando ainda era um bebê. Seu pai era um guitarrista e banjoista, que deixou sua família para acompanhar sua banda de jazz.

Tentando seguir a vida, Billie e sua mãe se mudaram para Nova York, onde passaram por momentos de miséria e um dos traumas mais terríveis que alguém pode presenciar. Aos 10 anos de idade Billie sofreu abusos sexuais por seu vizinho, e por este motivo, foi enviada a um colégio religioso onde constantemente sofria maus tratos.

Dois anos depois, Billie consegue sair do colégio e volta a morar com sua mãe. Nesta época, para tentar escapar da miséria, resolveu se prostituir. Porém seu interesse sempre se voltou para a música.

Billie costumava frequentar os locais onde grandes músicos se apresentavam e começou a cantar sempre que surgia uma oportunidade.

Em 1935, foi descoberta por Benny Goodman no Clube Apollo. Neste mesmo ano Billie foi convidada por Duke Ellington a cantar em um filme. Não demorou para que a jovem Diva se tornasse uma das cantoras de Jazz mais cotada da época. Seu apelido "Lady Day" foi dado por seu melhor amigo Lester Young.

A carreira de Lady Day decolou e ela começou a se apresentar em salas lendária como o Carnegie Hall e por turnês pela Europa.

Apesar de tudo Lady Day ainda não era uma pessoa feliz. Ao passo que sua vida profissional deslanchava sua vida pessoal decaía cada vez mais. Sofreu diversas desilusões amorosas, passou por dificuldades financeiras, por prisões por consumo de drogas e pela perda de sua mãe e amigos.

Sozinha e desesperada, nossa Diva faleceu em um Hospital, aos 44 anos. Deixando para trás somente seu legado musical.



Nenhum comentário:

Postar um comentário